EB1 de Faiões



Caracterização do Meio e da Escola 


Caracterização do Meio
Esta escola está situada num meio semi-urbano, aldeia de Faiões, que dista a poucos quilómetros da cidade de Chaves.
As condições socioeconómicas desta população são muito variadas. Os seus habitantes são funcionários públicos, empregados de comércio, trabalhadores de construção civil, desempregados, empregados na indústria de panificação, (remete-se para o tratamento estatístico em anexos) etc.


Caracterização da Escola do 1º Ciclo Ensino Básico de Faiões
Edifício escolar sem tipologia definida, todo em pedra pois o mesmo foi edificado por um benemérito Dr. Sarmento com a ajuda de toda a população. Este edifício segundo informações tenta ser uma pequena réplica da Universidade de Coimbra. A sua construção só foi possível graças á amizade que havia entre o Dr. Oliveira Salazar e o Dr. Sarmento que terá sido Reitor da dita Universidade. Com três salas, duas no 1º andar e uma no rés-do-chão, sala de professores, zona de passagem ou átrio.
Tem uma sala onde está instalado o jardim-de-infância espaços de apoio: cozinha, dispensa. Este local em tempos idos era onde funcionava uma cantina.Por baixo do jardim está mais um espaço onde se encontra instalada a Associação Recreativa local (desactivada).Possui um recreio bastante grande e ainda uma zona coberta e a necessitar reparações onde estão situadas as casas de banho.
Encontra-se em razoável estado de conservação, favorecendo formas variadas de trabalho aos alunos (individual, em grupo, actividades livres, etc.) de acordo com o espírito da Escola Activa, atendendo às sugestões dos programas e sua prossecução.


No âmbito do projecto Ilídio Pinho "Dávida" a EB1 de Faiões propôs-se desenvolver dois temas:
- A importância das plantas para a sustentabilidade da vida na Terra.
- A germinação de diferentes plantas.

                                      Germinação - sementes




Germinação do milho


Germinação das cenouras



Germinação por estaca